Imagine como seria a vida sem a música? Acho que eu morreria.
Sim, essa coisinha louca chamada música dominou minha vida desde os primórdios e tomou conta de todo o meu ser. Fico feliz por poder apreciá-la, e mais feliz ainda por poder compartilhá-la.
Aqui falo sobre a música no cotidiano e como ela influência minha vida, até nos mais remotos pensamentos.

"Oh, oh, listen to the music all the time..." ♫ Doobie Brothers

24 julho, 2011

Morrendo aos 27

Você que é fã de música com certeza já deve ter ouvido falar da Maldição dos 27. É algo bem simples de explicar: músicos famosos e talentosos morrem aos 27 anos. Coincidência?? Talvez, mas o que a maioria deles tinham em comum era uma vida levada à base de drogas e álcool. Porém, nem todos morreram pelas drogas em  si.

Com o passar do tempo, a lista só tem aumentado, infelizmente. Isso gera uma grande perda ao meio musical, entretanto, torna nossos queridos artistas imortais, isto é, apenas os que possuem verdadeiro talento.

Robert Johnson
Nossa lista começa com Robert Johnson. Este guitarrista foi considerado um gênio por muitas pessoas, dizem as más línguas que seu talento se devia a um suposto pacto que Johnson fez com o diabo. Morreu em agosto de 1938, aos 27 anos, e muitos dizem que foi para pagar sua dívida com o demo, e até hoje não se sabe ao certo a causa de sua morte.

Brian Jones
Brian Jones foi membro-fundador dos Rolling Stones e morreu em julho de 1969. Dizem que Jones morreu afogado após ingerir muito álcool e drogas. Mas, em 2005, surgiram rumores de que sua morte foi planejada por um construtor que trabalhava na sua casa.
Jimi Hendrix

Jimi Hendrix morreu em setembro de 1970, afogado em seu próprio vômito por conta da ingestão de remédios para dormir com vinho tinto. Há quem diga que Hendrix cometeu suicídio e outros dizem que foi um acidente.

Janis Joplin
Jim Morrison
Janis Joplin morreu em outubro de 1970, overdose de heroína combinada com álcool. Em fevereiro deste mesmo ano, Janis veio ao Brasil com a intenção de se livrar das drogas. É uma pena não ter conseguido.

Jim Morrison morreu em julho de 1971, muitos dizem que foi de overdose, mas não se sabe ao certo se Morrison era usuário de heroína, sua companheira, Pamela, era usuária e morreu de overdose em 1973.O relatório oficial diz que Jim teve um ataque cardíaco, porém há especulações de que ele tenha sido assassinado.

Kurt Cobain
Kurt Cobain morreu em abril de 1994. Seu corpo foi encontrado em sua casa, com um tiro na cabeça. Havia uma espingarda e uma nota de suicídio ao seu lado, mas há controvérsias. Muitos acreditam que Kurt foi assassinado pois havia pouco sangue no local onde encontraram seu corpo, o que é incomum em casos de tiros disparados contra a própria cabeça. Há relatos de que Courtney Cox, esposa de Cobain, havia encomendado sua morte, mas nada foi provado. Exames toxicológicos mostraram uma alta concentração de heroína no sangue de Kurt, o que poderia ter levado qualquer um a morte.

Amy Winehouse
A mais nova vítima da suposta maldição é a cantora Amy Winehouse. Amy morreu em 23 de julho de 2011, supostamente de overdose, mas nada foi confirmado, pois a autópsia não foi realizada. Todos sabíamos que Winehouse era dependente química e lutou contra seu vício, porém este foi mais forte e a venceu. Uma perda irreparável para o meio musical.

Outros artistas que morreram aos 27 anos são: Johnny Kidd - 1966 (vocalista da banda Johnny Kidd & The Pirates); Alan Wilson - 1969 (vocalista dos Canned Heat); Brian Cole - 1972 (baixista dos Associations); Ron "Pigpen" McKernan - 1973 (tecladista dos Grateful Dead); Gary Thain - 1975 (ex-integrante do Uriah Heep); Chris Bell - 1978 (guitarrista do Big Star).

Havendo maldição ou não, o fato é que perdemos muitos talentos para as drogas. Artistas que brilharam, ousaram e fizeram história, nos deixaram desta maneira triste. Tudo bem que isso é um estilo de vida e que, na maioria das vezes, eles escolheram entrar neste mundo para vencer seus problemas, mas dependência química é uma doença, e esta doença acaba com muitas pessoas.

Devemos nos lembrar sempre da vida que estas pessoas levaram para aprendermos com seus erros. E mais do que isso, devemos saudar suas obras, pois o legado musical e cultural que tais artistas deixaram é algo único, e isso é quase impossível de se copiar...

...Enquanto isso, Keith Richards e Ozzy Osbourne ainda estão vivos. Mundo musical agradece! (:
Keith Richards


Ozzy Osbourne


3 comentários:

  1. Olá Beatriz! Tanto talento só até aos 27!
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Talentos que poderiam ser bem mais aproveitados...

    ResponderExcluir
  3. Curti muito esse amor! Enquanto isso Keith Richards e Ozzy Osbourne ainda permanecem auhauhauhauhauahuahauhaua #essaFoiDemais

    ResponderExcluir