Imagine como seria a vida sem a música? Acho que eu morreria.
Sim, essa coisinha louca chamada música dominou minha vida desde os primórdios e tomou conta de todo o meu ser. Fico feliz por poder apreciá-la, e mais feliz ainda por poder compartilhá-la.
Aqui falo sobre a música no cotidiano e como ela influência minha vida, até nos mais remotos pensamentos.

"Oh, oh, listen to the music all the time..." ♫ Doobie Brothers

30 janeiro, 2011

Eu canto com a minha alma, com o meu corpo, com o meu sexo... Eu canto inteira!

Quem ouve Janis uma vez, nunca mais esquece sua bela voz. Cada vez que a ouço, sinto algo muito forte que não sei explicar o que é. Sua voz me acalma, acolhe, é algo maravilhoso! Nunca vi nada igual.
Ontem, o Guto (que nunca ouviu Janis Joplin) me perguntou se a voz dela era parecida com a de algum outro cantor. Depois de muito pensar, eu disse: "Impossível. A voz dela é única, não se assemelha a nada que existe neste mundo".


"Todo mundo já esteve apaixonado e foi abandonado, e todo mundo já teve alguém que amou de verdade e que não foi capaz de amar. E isso é dor e é sofrimento, e é dessas coisas que eu falo quando canto, preciso acreditar nas palavras senão não consigo cantar. E lá estou eu expondo a minha alma, meus sentimentos, tudo o que tenho por dentro, e se olho a platéia e eles não estão entendendo, é como um soco na cara." Janis

Talvez isso explique o porque sua voz é tão marcante e especial para mim. E posso garantir que não é só para mim, mas também para muitas pessoas.





 Janis Lyn Joplin nasceu em 19 de janeiro de 1943, no Texas, Estados Unidos. Seu contato com a música começou na infância, ela participava do coral local e cresceu ao som de blues.
Em 1960, foi para Universidade do Texas, onde começou a cantar blues e folk com seus amigos.

Janis possuia um estilo hippie e tinha atitudes rebeldes. Em 1963, mudou-se do Texas para São Francisco e começou a trabalhar como cantora folk. Foi nesta época também que começou a aumentar seu consumo de dorgas, principalmente a heroína, e bebidas. Isso tudo começou a arruinar sua saúde e por isso voltou a sua cidade natal para se recuperar.

Em 1966, voltou a São Francisco e se aproximou do grupo Big Brother & The Holding Company. A banda assinou um contrato, mas a falta de sucesso de seus singles fez com que a venda do primeiro álbum fosse retida. A banda veio a se destacar no Festival Pop de Monterey por conta da voz marcante de Janis.

Em 1969, Janis saiu da banda e formou outra, a Kozmic Blues Band. O grupo também se separou e formou, então, o Full Tilt Boogie Band.


Em 1970, Janis Joplin veio ao Brasil para tentar se livrar do vício da heroína. Ela aprontou todas no Rio de Janeiro, fez topless em Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel, nadou nua na piscina do Hotel Copacaba Palace, quase foi presa por suas atitudes "fora do normal", e tentou participar de um desfile de uma escola de samba, porém foi barrada porque se vestia como hippie. Há boatos de que Janis teve uma relação amorosa com o roqueiro brasileiro Serguei.


Janis Joplin morreu de overdose de heroína, aos 27 anos, em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles.Nos deixou apenas suas voz marcante e suas músicas que falavam de perda e dor.

Um trecho da canção Me and Bobby McGee:


"Freedom's just another word for nothin' left to lose
Nothin', I mean nothin' hon' if it ain't free
Yeah, feelin' good was easy Lord, when he sang the blues
Yeah, feelin' good was good enough for me
Good enough for me and my Bobby McGee (...)" ♫

   "Eu canto com a minha alma, com o meu corpo, com o meu sexo... Eu canto inteira!" Janis Joplin

3 comentários:

  1. Gostei mto, apesar de não ser meu genero 100% preferido, muito interessante o texto e já marquei como tal, particulamente gosto de Shania Twain, Celine Dion, Queen, Idina Menzel, Barbara Streisand, Cindy Lauper, Aretha Franklin, Dolly Parton, Lara Fabian e Laura Pausini, até mais.

    www.studiobblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ok então farei para você um post sobre o Queen logo mais. aguarde...

    obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  3. Eu quero saber o porquê dela ter falado essa frase...

    ResponderExcluir